Tags

,

Faz muito, muito tempo que não escrevo no blog. A vida foi bastante corrida nos últimos anos. Mas com a nossa mudança para Luxemburgo, achei que era uma boa hora de começar a escrever novamente (e mudar o nome do blog também). Quando releio os antigos posts, gosto de relembrar como foi o nosso início nos Estados Unidos e reviver um poucos dos nossos passeios através das fotos.

Mas por quê Luxemburgo?

Meu marido trabalha para a Amazon. Já trabalhava em Seattle e recebeu uma proposta para vir a Luxemburgo por alguns anos, aonde fica a sede europeia da empresa. Não foi uma decisão fácil (tive que largar meu emprego na Microsoft, por exemplo), mas sentimos que outra oportunidade como essa poderia não aparecer tão cedo, ainda mais considerando que agora meu filho ainda está pequeno para poder fazer estas loucuras. Seria uma boa oportunidade de conhecer a Europa (que sempre gostamos) e também uma boa experiência pro Marcelo, profissionalmente falando.

Luxemburgo, ou oficialmente, grão ducado de Luxemburgo é um dos menores países da Europa e o único grão ducado ainda em existência no mundo.

Luxemburgo

Localização de Luxemburgo (em vermelho)

Então aqui vão alguns fatos sobre o país que coletei nas minhas pesquisas:

Nome: Luxemburgo, ou oficialmente, Grão Ducado de Luxemburgo

Línguas: Luxemburguês (língua local), francês e alemão. Francês é o mais falado. Inglês e Português são as línguas não oficiais mais faladas aqui.

Fronteiras: França, Alemanha e Bélgica (e é um país sem costa, está literalmente encravado no meio destes 3 países)

Forma de governo: monarquia constitucional (ou monarquia parlamentarista)

Moeda: Euro

População: pouco mais de 500 mil habitantes. A capital também chamada de Luxemburgo recentemente chegou a 100 mil habitantes.

Área: 2586 km2 (82 km de extensão e 57km de largura)

Fuso horário: UTC+1 (atualmente estamos à 1h de Londres, 3h do Brasil e 9h de Seattle – meus locais de referência)

Fato pessoal curioso: minha família por parte de mãe (família Colling) veio de Luxemburgo. Então, de certa forma, estou retornando às origens de onde veio parte da minha família.

E pra alegrar a minha família, aqui estão algumas fotos tiradas da nossa chegada:

Dirigindo por Luxemburgo Aeroporto de Luxemburgo Luca e mamãe na Place d'Armes Luca e papai na Place d'Armes Dirigindo por Luxemburgo Dirigindo por Luxemburgo

Fontes:
http://www.visitluxembourg.com/en/travelguide/key-facts
http://pt.wikipedia.org/wiki/Luxemburgo

