Sexta-feira passada foi lançada a versão Beta da inicitiava AJAX da Microsoft.
E porque estou feliz com isso? Porque este é o primeiro set de documentação que trabalhei e está publicado no site ASP.NET.
Fui alocada de última hora para ajudar o pessoal do meu time que já estava trabalhando com isso. Fui responsável por documentar os namespaces Microsoft.Web.Script.Serialization e Microsoft.Web.Script.Services. Eles ainda não estão prontos: até sair a versão RTM prevista para o final do ano, ainda tem muito trabalho pela frente. Mais namespaces, além de revisar e completar esses dois (preciso completar com exemplos, remarks, etc.).
 
Mas o que é AJAX?
AJAX é um acrônimo para Asynchronous JavaScript and XML. É uma técnica de desenvolvimento para criar aplicações web mais dinâmicas. O AJAX utiliza uma combinação de DOM, XMLHttpRequest, JSON, DHTML, entre outros para permitir que apenas algumas porções da página sejam recarregadas. Lembro que em 2001, usávamos muito esta técnica (que ainda não tinha este nome) para carregar comboboxes que dependiam de outros valores, para não ficar dando refresh na página inteira.
 
Agora é mãos a obra!
Anúncios